Um blog sobre dislexia e outras dificuldades de aprendizagem

Como Detetar Os Primeiros Sinais De Dislexia

Dislexia, do diagnóstico à deteção, o que deve ser tido em consideração e os primeiros sinais

Vamos aprofundar este tema para também o ajudar a entender melhor esta perturbação de aprendizagem que afeta tantas crianças e adultos em todo o mundo.

Diagnóstico

Para o diagnóstico precoce desta dificuldade de aprendizagem, dislexia, devemos prestar atenção a dois indicadores: o historial pessoal da criança (saber se há casos na família, se houve atrasos na locomoção ou problemas na dominância lateral (direita/esquerda), na orientação espacial (em cima/em baixo, à frente/atrás) e atrasos no desenvolvimento da linguagem (fator cada vez mais evidente como primeiro sinal de alerta).

Há sinais que podem ajudar no diagnóstico, permitindo iniciar uma intervenção o mais precocemente possível.

A Deteção

deteção precoce terá de ter em conta vários aspetos que poderão alertar para uma possibilidade da criança ter dislexia, mas é indispensável fazer uma avaliação com técnicos especializados em diferentes áreas (equipa multidisciplinar):  psicólogo, terapeuta da fala e professor de educação especial.

Caso seja necessário, poderá ser também avaliada por um psicomotricista ou ser encaminhada para uma consulta médica (pediatra ou neuropediatra).

O que se deve ter em consideração:

A comunicação e a linguagem

  • Um fraco desempenho fonológico (associar a letra ao som) pode ser um indício de futuras dificuldades na leitura e na escrita.

Dificuldade em ouvir histórias

  • Pode ter dificuldade em seguir o desenvolvimento de uma história ou revelar uma dificuldade de atenção e de concentração.

Nomear e classificar elementos por ordem

  • Pode revelar dificuldade em se lembrar de objetos de uso corrente, como um pente (um dia sabe e no dia seguinte já não sabe).

Desenvolvimento físico e motor

  • Podem aparecer dificuldades motoras mais ou menos acentuadas. O equilíbrio é uma capacidade importante na aprendizagem.
  • É importante referir que nem todas estas dificuldades aparecem simultaneamente nas crianças com dislexia, cada uma apresentará dificuldades muito variáveis.

Principais Sinais no Pré-Escolar

  • Está frequentemente distraída e confusa;
  • Dificuldade na fala (pronunciar determinados sons /fonemas)
  • Dificuldade em lembrar-se das letras do alfabeto;
  • Troca as letras;
  • Dificuldade em memorizar a ordem das letras do alfabeto;
  • Dificuldade na coordenação motora (vai contra as mesas e as cadeiras);
  • Dificuldade em efetuar tarefas que exijam boas capacidades de motricidade fina (como apertar os atacadores);
  • Demora a reagir antes de começar qualquer tarefa;
  • Dificuldade em concentrar-se em tarefas que exijam maior concentração; 
  • Confunde palavras com pronúncia semelhante;
  • Dificuldade em memorizar e acompanhar canções infantis, lengalengas e tarefas com rimas;
  • Dificuldade de processamento e de compreensão do que ouve;
  • Dificuldade em perceber instruções rápidas;
  • Dificuldade em lembrar-se da sequência das coisas;
  • Dificuldade em identificar as cores e os números;
  • Dificuldade em copiar o próprio nome;
  • Dificuldade em aprender as formas geométricas;
  • Ritmo de aprendizagem de novas palavras lento;
  • Omite e inverte os sons;
  • Dificuldade na aquisição de conceitos temporais e espaciais básicos…

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