Citando a Ex.ma Sra Dra Rita Simas Bonança, dirigente do Polo da DISLEX nos Açores e também uma das responsáveis pelo projeto que originou a obra Referencial de Boas Práticas, não basta colocar negritos no processo de adaptação de testes. Não basta mudar o tipo e tamanho de letra para dizer que o teste foi adaptado. Chega-nos situações, nos dias de hoje, flagrantes que revelam falta de conhecimento científico.
Citando, ainda, a mesma, os testes adaptados implicam alterações na tipologia dos exercícios (perguntas diretas, respostas curtas); legendar imagens com suporte a uma lista de palavras; exercícios de correspondência; questões de V (verdadeiro) ou F (falso); textos mais curtos; as questões de escolha múltipla, em alguns alunos com dislexia, pode não ser a melhor opção.
O Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, permite que qualquer aluno, em determinada altura do seu percurso académico, usufrua de medidas específicas, designadas por medidas universais, isto é de acomodações curriculares (artigo 8o, alínea b).
De acordo com a alínea a) do artigo 2o do Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho, entende-se por acomodações curriculares, as medidas de gestão curricular que permitem o acesso ao currículo e às atividades de aprendizagem na sala de aula através da diversificação e da combinação adequada de vários métodos e estratégias de ensino, da utilização de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, da adaptação de materiais e recursos educativos e da remoção de barreiras na organização do espaço e do equipamento, planeadas para responder aos diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno, promovendo o sucesso educativo.
• Uso de pistas visuais;
• Uso de dicionários;
• Lembretes de regras;
• Uso de exemplos da vida real;
• Tempo disponibilizado;
• Uso da tecnologia (como é o caso da C-Pen ExamReader);
• Uso de um quadro com vocabulário;
• Leituras curtas;
• Técnicas de avaliação variadas: escolha múltipla, respostas curtas, preenchimento de espaços em branco, correspondência, etc;
• Uso frequente de questionários curtos;
• Permissão de pausas durante um teste;
• Realização de testes sem limite de tempo;
• Realizar testes com consulta do livro;
• Realizar o teste em sala à parte.
Portanto, as perguntas devem ser curtas objetivas e quando não for possível fazer perguntas curtas e objetivas devem assinalar-se as palavras-chave da questão, de maneira a que a criança possa entender o que é solicitado.
As perguntas relativas a um determinado texto devem fazer referência ao intervalo de linhas onde a informação se encontra no próprio texto.
Sempre que existam imagens as mesmas não devem ser confusas nem ambíguas e devem surgir à esquerda.
Sempre que possível devem associar imagens aos conceitos que possam ajudar a estruturar a resposta.
As questões ou os exercícios não devem ser separados de uma página para outra, devendo existir uma sequência lógica na apresentação dos mesmos.
Os testes devem ser apresentados só frente e não frente e verso.
Nas produções textuais podem ser disponibilizadas listas de palavras para serem utilizadas.
Devem ser dadas definições das palavras que possam estar fora do campo lexical da criança, aumentando o vocabulário da mesma.
Fonte: Para uma Educação Inclusiva – Manual de Apoio à Prática
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