Um blog sobre dislexia e outras dificuldades de aprendizagem

Soluções Pedagógicas para a dislexia – C-Pen ExamReader

A C-Pen ExamReader é uma ferramenta importantíssima para a inclusão de alunos com Perturbações da Aprendizagem Específicas (PAE), nomeadamente com Dislexia (denominada de PAE com défice na leitura, no DSM-5), ou com outras dificuldades na leitura. Também o demonstra ser para crianças, adolescentes e adultos que estejam a aprender outra língua, ou que tenham dificuldades visuais, como também para crianças que estejam a aprender a ler. É uma ferramenta inovadora, de alta tecnologia, criada com o objetivo de proporcionar condições de igualdade de oportunidades.

Uma ferramenta que revoluciona a vida de crianças, adolescentes e adultos com dislexia, um produto de Apoio

Considera-se Produto de Apoio qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa com deficiência, especialmente produzido ou disponível que previne, compensa, atenua ou neutraliza a limitação funcional ou de participação.

Produtos de Apoio – Decreto-Lei no 93/2009, de 16 de abril

Os CRTIC - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial no apoio à inclusão

Os CRTIC são serviços especializados que têm como missão apoiar as escolas na promoção do sucesso educativo dos alunos sempre que sejam necessários produtos de apoio, procedendo à prescrição, ao aconselhamento, seleção e adaptação dos mesmos.
O acesso aos produtos de apoio constitui um direito garantido pela rede nacional de CRTIC.

Considera-se produto de apoio qualquer dispositivo ou sistema que permita aos alunos realizar uma atividade escolar, que de outra forma não conseguiriam, permitindo o pleno acesso ao currículo e elevados níveis de participação nos diversos contextos de aprendizagem.

Os CRTIC, na qualidade de entidades prescritoras, têm, entre outras, as seguintes atribuições:

Promoção de sessões públicas para a clarificação da utilização de produtos de apoio de acordo com as características dos alunos tendo como destinatários docentes, técnicos e encarregados de educação;

Nesse sentido, a utilização de produtos de apoio em contexto escolar constitui-se como um fator determinante para a inclusão e o sucesso educativo, permitindo minimizar ou eliminar barreiras no que respeita ao acesso ao currículo e à participação na vida escolar. Para muitos alunos, os produtos de apoio são essenciais para ler (…)

Aspetos a reter

A C-Pen ExamReader:
  – Lê várias linhas do texto;
  – Digitaliza e reproduz palavras, frases e textos em voz alta;
  – Digitaliza e reproduz em vários idiomas, incluindo o português;
  – É uma alternativa económica aos leitores humanos;
  – O carregamento USB é rápido e eficiente;
  – É leve e portátil;
  – Permite que os alunos leiam por si mesmos, tornando-se assim mais autónomos, mais motivados, facilitando a sua aprendizagem e melhorando a sua autoestima;

Autonomia
  – O aluno deixa de precisar do Professor para a leitura das provas;
  – Não incomoda os colegas, caso a leitura seja feita na sala de aula;
  – O aluno lê e relê as vezes que entender, até compreender;                                                                  – A leitura é feita com o volume e com a velocidade que o aluno preferir;
  – A leitura é feita corretamente;
Motivação
  – O aluno torna-se mais motivado para ler, com ou sem o auxílio da “caneta”;
Aprendizagem
  – Facilita a aprendizagem do aluno, o que se traduz em sucesso escolar;
Autoestima
  – O aluno passa a ter o mesmo tratamento que os colegas;
  – Deixa de precisar de sair da sala, para a leitura das provas, ou de ter algum Professor junto dele;
  – Aumenta a confiança em si mesmo.

Gostou deste artigo?

Deixe um comentário

Sua assinatura não foi validada.
Assinatura efetuada com sucesso.

Subscrever Newsletter

Assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado.